Ações Realizadas

Prefeitura e UEM firmam parceria para ampliar vagas para práticas esportivas em Maringá

Uma parceria entre a Secretaria de Esportes e a Universidade Estadual de Maringá, cujas tratativas foram realizadas pelo Escritório de Projetos e Processos da UEM, vai ampliar o número de vagas para pessoas que queiram participar de atividades esportivas.

Além das modalidades oferecidas em centros esportivos, a ideia é ampliar também a capacidade de vagas para atletas em espaços dentro da UEM e na AFUEM.

A solenidade foi nessa segunda-feira (30), na sala do Conselho Universitário, no campus da UEM.

As modalidades a serem ofertadas nessa parceria estão com atividades previstas para o início de março deste ano.

Fonte: Adaptado de CBN Maringá


Reunião com Secretaria de Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Maringá

No início dessa semana, o assessor do Escritório de Projetos e Processos (EPP), Éder Rodrigo Gimenes, participou de reunião realizada na Secretaria de Secretaria de Assistência Social, Políticas sobre as Drogas e Pessoa Idosa (SAS) da Prefeitura Municipal de Maringá.

Na ocasião, estiveram presentes a secretária da SAS, Sandra Regina Jordão Jacovós, o Diretor de Programas sobre Drogas, David Edson da Costa Pedroso, a Gerente de Apoio às Entidades, Odete Aparecida da Silva, a coordenadora do Curso de Serviço Social da Universidade Unicesumar, Maria Cristina Araújo de Brito Cunha, e outros servidores da SAS.

Em pauta, tratativas para a elaboração de iniciativas de capacitação social a entidades e organizações da sociedade civil maringaenses.


Reunião para entrega de projetos à assessoria do Deputado Federal Zeca Dirceu

Na manhã de terça-feira (24/01/2023), o coordenador técnico do Escritório de Projetos e Processos (EPP), Sidinei Silvério da Silva, e o assessor do EPP, Éder Rodrigo Gimenes, receberam o assessor do Deputado Federal Zeca Dirceu (do PT, Partido dos Trabalhadores), Ademir Vanzo, para apresentar demandas estratégias e institucionais da UEM e estabelecer um canal de contato da gestão com o referido deputado.

Na ocasião, entregamos os projetos do Programa Alimentos Solidários e Agricultura Sustentável e de reforma da Pista de Atletismo da UEM e recebemos sinalização da disposição do deputado em direcionar emenda parlamentar para atender a essas demandas já no início de seu novo mandato, que se inicia em 01 de fevereiro próximo.


Reunião com Biopark sobre produção de queijos finos

O Coordenador Técnico do Escritório de Projetos e Processos (EPP), Sidinei Silvério da Silva, e a Supervisora de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) do BioPark, Carolina Trombini, realizaram na segunda-feira (23/01/2023) a primeira reunião da parceria para a produção de queijos finos.

Um dos principais aspectos do projeto é a transferência de tecnologia, que compreende o acesso ao conhecimento técnico e científico desenvolvido pelo Biopark e o objetivo desta parceria é a produção de queijos finos tipo Camembert, Brie, Saint-Paulin, Gouda e Morbier Café, envolvendo as unidades produtivas agropecuárias da UEM e produtores de leite dos campi regionais.


Resultados de pesquisa junto à comunidade sobre o Restaurante Universitário: Cardápio

Seguindo nossa divulgação de resultados de pesquisa com usuários do Restaurante Universitário (RU), destacamos neste carrossel as informações sobre cardápios.

Inicialmente, apresentamos dados sobre disposição da comunidade de respondentes em consumir diferentes tipos de proteína animal de porco, cordeiro, coelho e peixe. Ainda, verificamos que a maioria informou que pretende almoçar no RU aos sábados quando o prato principal for feijoada.

Outra ação relacionada à pesquisa foi a disponibilização de questionário destinado aos veganos e vegetarianos, que foi respondido por 345 pessoas em cerca de 48 horas.

Segundo a coordenadora geral do Escritório de Projetos e Processos (EPP), professora Gislaine Camila Lapasini Leal, trata-se de importante instrumento com informações que podem ajudar a gestão no entendimento de demandas e necessidades desse público.

A maioria dos respondentes declarou-se vegetariano e houve grande variação na frequência com que essas pessoas almoçam no RU, o que a coordenadora atribui, ainda que parcialmente, à necessidade de ampliar o cardápio de modo a atender esse público.

Nesse sentido, destaca-se o último card deste post, com percentuais de respostas sinalizando disposição em comer alguns pratos como ovos, legumes refogados e fritos, cremes, proteína de soja, grãos, frutas e saladas.

A coordenadora do EPP destacou que a disposição dessas opções no questionário decorreu das manifestações desse grupo em campo específico do questionário anterior, o que demonstra a pertinência e adequação de ambos os instrumentos ao conhecimento da gestão da UEM sobre os usuários do RU.


Resultados de pesquisa junto à comunidade sobre o  Restaurante Universitário: Perfil geral

No mês de dezembro de 2022, o Escritório de Projetos e Processos (EPP/UEM) realizou uma pesquisa junto à comunidade universitária sobre aspectos relacionados ao Restaurante Universitário (RU). Recebemos 2.313 respostas em menos 48 horas.

Neste post, apresentamos alguns resultados gerais. Siga o carrossel!

A pesquisa foi respondida majoritariamente por estudantes de graduação e a pergunta sobre o perfil de alimentação nos permitiu tanto estimar (ainda que parcialmente) o público de veganos, vegetarianos e celíacos quanto organizar outra pesquisa referente a cardápios específicos e restrições.

Identificamos que a comunidade utiliza o RU em diferentes frequências, sendo que a maior parte está satisfeita com a qualidade da refeição. Além disso, o resultado é positivo com relação ao tempo de espera na fila, já que mais de 64% das pessoas informaram que passam menos de 15 minutos aguardando para almoçar.

Praticamente 67% dos respondentes informaram que pretendem jantar no RU quando for oferecida tal refeição e 25% talvez façam uso do serviço, totalizando 92% com alguma disposição nesse sentido.

Esse resultado foi um dos indicadores que fortaleceram o compromisso e esforços envidados pela Reitoria para a reabertura do RU no jantar, que acontecerá em 30 de janeiro de 2023.
Segundo o coordenador técnico do EPP e responsável pela pesquisa, Sidinei Silvério da Silva, a reabertura do RU no jantar é uma demanda recorrente da comunidade universitária que foi tratada como prioridade pela Reitoria desde a construção do plano de trabalho durante a campanha, sendo importante destacar a articulação do Escritório junto à Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Comunitários para tanto.

Para além do RU em específico, havia uma pergunta sobre a expectativa da comunidade universitária com relação à nova gestão da Reitoria iniciada em outubro de 2022, ao que mais de 2/3 das respostas indicaram otimismo.

Posteriormente, divulgaremos resultados sobre as manifestações da comunidade universitária acerca de cardápios do RU.


Reunião com Direção do Centro de Ciências Exatas (CCE) sobre revitalização de espaços

Na tarde de quarta-feira (18/01/2023), a Diretora e o Diretor Adjunto do Centro de Ciências Exatas, professores Lilian Akemi Kato e Diogo Francisco Rossoni, estiveram no Escritório de Projetos e Processos (EPP/UEM) em reunião com o coordenador técnico Sidinei Silvério da Silva e o assessor Éder Rodrigo Gimenes.

Em pauta, a proposta do EPP de projeto para revitalização de espaços de circulação e convivência no Campus Sede de demais campi da UEM e as demandas do entorno do CCE em Maringá e no Campus Regional de Goioerê.